segunda-feira, 3 de junho de 2019

12 Years Promise


Título em português: 12 Anos de Espera
Direção: Kim Do Hyung
Roteiro: Kim Yi Kyung
Emissão: JTBC
Número de Episódios: 26
Ano: 2014
Duração dos Episódios: 1h
Gênero: Romance, Drama

     Após a morte de seu pai, Jang Gook (Yoon So Hee) e sua família se mudam para Seul e a matriculam em uma nova escola. Lá, ela conhece e se apaixona por um sorridente garoto chamado Yoo Joon Soo (Lee Won Geun). Pouco tempo depois, Gook fica grávida e isso acaba causando muitos conflitos entre a família de ambos os jovens, levando-os a se separarem. Doze anos depois, eles finalmente se reencontram no aeroporto, mas não foram capazes de reconhecerem um ao outro.


     Comecei a assistir esse drama sem saber nada sobre ele e fiquei muito feliz de saber que a atriz que fazia a versão mais nova da Jang Gook era a Yoon So Hee. Ela já fez papéis bem diferentes e foi bem em todos, então mal podia esperar para ver ela no papel de uma colegial confusa que está lidando com uma situação difícil. É claro que a atriz não me decepcionou e esse k-drama acabou ficando guardado no fundinho do meu coração. <3


     Pela sinopse já dá para perceber que a história acontece em dois momentos distintos: com os protagonistas adolescentes e adultos. Eu (e acho que a maioria dos que assistiram) preferi muito mais os 13 primeiros episódios, que mostram eles mais jovens. Achei que a forma como o roteiro abordou a juventude deles foi muito refrescante e até fez com que eu sentisse uma saudade básica da minha época de ensino médio.


     E não só o momento deles no ensino médio foi abordado de uma forma bem leve e legal, mas também o romance entre os protagonistas. É sério! Os dois eram tão fofinhos e lindinhos juntos e a forma como eles estavam lidando com a gravidez na adolescência me encantou muito. Obviamente mostraram os medos e inseguranças deles, mas tudo dava certo no final e a relação entre ambos só melhorava cada vez mais.


     As histórias paralelas ao romance também estavam muito boas nesses primeiros 13 episódios, abordando temas como traição, família, honestidade, entre outras coisas muito bem. Eu achei que até quando os protagonistas não estavam em cena a trama estava boa de se assistir (o que não acontece em qualquer drama). Sério gente! Estava tudo perfeito. Mas como dizem: tudo sempre pode piorar!


     A segunda parte da história (a com os protagonistas adultos) eu achei que decaiu um pouco a qualidade da trama. Primeiro que eu acho que em histórias que mostram os mesmos personagens em tempos diferentes são meio complicadas de se fazer. Por que? Simples! Porque os atores tem que ser minimamente parecidos para dar mais veracidade para tudo e a personalidade dos personagens tem que ser mantida. Achei que “12 Years Promise” pecou um pouquinho nesses dois aspectos.


     Fala sério, gente! Vocês acham mesmo que Lee Won Geun e Namgung Min são parecidos? Ou que Yoon So Hee e Lee So Yeon parecem ser a mesma pessoa? Obviamente que não! E eu vi em muitos fóruns de discussão que realmente havia atores que poderiam ser colocados para se parecerem mais com os mirins. Ok! Isso eu até poderia deixar passar, mas mudar a personalidade de um desses personagens drasticamente não tem como perdoar. Jang Gook parecia ser uma pessoa completamente diferente quando adulta. Eu sei que ela sofreu uma decepção muito grande e que isso acarreta mudanças, mas porque fazer ela perder grande parte de seu carisma?


     A partir disso, já dá para perceber porque eu tenho muitos problemas com a segunda parte da história. Além de ter mudado a personalidade de uma ótima personagem, o casal principal não conseguiu ter muita química. Mas como, né? Enrolaram muito mostrando o quanto Jang Gook estava frustrada e brava com Yoo Joon Soo e se esqueceram de estender a história na reconciliação dos dois.


     E para completar, as histórias paralelas dos personagens secundários começaram a se tornar chatas. Como eles conseguiram estragar um k-drama que estava tão bom? Eu tenho que admitir que até comecei a pular algumas partes, de tão sem noção que elas eram. O roteiro colocava e tirava certos personagens da história da maneira que ele queria, muitas vezes sem nexo algum. A impressão que eu tive foi que a trama perdeu a sua essência e a mensagem que ela estava querendo passar.


     E como não deram mais tempo de tela para o lindo do Park Moo Cheol (Lee Yong Joo e Han Min)? Sério! Que personagem mais amorzinho e divertido! Sabe aquela pessoa que é sempre bom ter por perto e não tem papas na língua para dar um toque nos amigos? Essa pessoa é Park Moo Cheol! Achei que tanto a versão adulta, como a adolescente ficaram muito boas e fiquei triste dele não ter aparecido tanto. Que pena!


     E o final de “12 Years Promise” foi uma bagunça total. Sabe por que? Porque nem tudo se resolveu! Kkkkkk Será que eles estavam tentando mostrar a realidade? Acho que não! Suspeitei que o drama teria mais episódios, mas acabaram sendo cortados. Isso deve ter levado eles a espremerem mil coisas em um só episódio. Pelo menos tudo terminou bem entre o casal principal, né? Indico os primeiros 13 episódios para todos assistir, pois é imperdível ver a fofura dos protagonistas! <3

Nota: 7 (Em respeito a primeira parte da história)

2 comentários:

  1. tbem gostei muito da primeira faze e quza nem consegui assistir a segunda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente a parte com eles adultos não agradou muito, sendo que os atores jovens conseguiram levar muito mais química para a relação dos personagens em sua juventude.
      Depois de tanta confusão era de se esperar que todos tivessem ficado mais maduros na segunda parte da história, o que não aconteceu. Isso deixou a história bem cansativa.
      Obrigada pelo comentário <3

      Excluir