quinta-feira, 30 de maio de 2019

Meninos de Ouro


Ano: 2014
Número de Páginas: 384
Autor: Daniel James Brown
Editora: Sextante

     “Meninos de Ouro” conta a emocionante história de superação de 9 jovens humildes do Oeste dos Estados Unidos. Eles só têm um objetivo em mente: a medalha de ouro no remo nas Olimpíadas de 1936, a Olimpíada de Hitler, na Alemanha.

     Ganhei “Meninos de Ouro” em um sorteio de cortesias e justamente por ser a “louca dos esportes” estava bastante animada para poder conferi-lo. O que eu achei mais interessante é poder entrar em contato com um esporte que eu nunca tive muito interesse: o remo. Acreditem, depois desse livro, passei a ver o esporte com outros olhos.

     O livro narra toda a trajetória do time de remo de Washington para as Olimpíadas de 1936. A época é a Grande Depressão dos Estados Unidos e os instantes anteriores à Segunda Guerra Mundial. Em meio a essa grande dificuldade econômica, os 9 “meninos de ouro” passam por grandes provações e devem treinar sob sol e chuva, enquanto lidam com assuntos familiares.

     Desses 9 membros da equipe de remo, a um é dado uma atenção especial: Joe Rantz. Em meio a um cenário familiar muito complicado e uma infância cheia de dificuldades, o leitor entra em contato com a difícil vida de Joe, que leva um trauma passado por grande parte de sua vida.

     “Meninos de Ouro” vai narrar toda a trajetória de Joe desde sua infância conturbada até a conquista em 1936, nos mostrando uma história de superação e autoconhecimento. Porém, o livro não mostra apenas a vida de Joe, ele nos mostra praticamente tudo relacionado a esse período.

    Daniel consegue ricamente colocar vários aspectos históricos em sua narrativa e entramos em contato com vários personagens nesse meio. Os pensamentos de Hitler nas Olimpíadas de 1936, a diretora por trás de um dos maiores filmes de propagandas do mundo, a história de George Pocock o grande construtor de barcos de corrida, todos os envolvidos no mundo do remo nas universidades dos EUA... Enfim, tem muita coisa interessante que descobrimos em “Meninos de Ouro”. Sério, o livro contém MUITOS aspectos históricos da época Pós-Primeira Guerra Mundial. Por isso é um livro que eu colocaria na lista de “ler antes do ENEM”. E para complementar tudo isso, temos várias imagens durante o livro que mostram a Alemanha, os 9 membros, treinadores, o barco em que eles remavam, tudo! Essas fotos fizeram toda a diferença na minha leitura! :D

     Não vou negar para vocês, no início eu estava estranhando muito a leitura desse livro. Como ia falar sobre a história da equipe vencedora de remo nas Olimpíadas de 1936, eu estava pensando que ele seria bem emocionante, daquele tipo que eu ia ter lágrimas nos olhos ao termina-lo. Porém, não foi assim. O livro não é narrado no modo história e não tem muitos diálogos. Eu sei, como assim um livro não vai ter muitos diálogos? Por isso em alguns momentos ele ficou até um pouco cansativo para mim.

     A questão é que “Meninos de Ouro” é um livro do tipo relato. Daniel vai narrando os acontecimentos da perspectiva de todos os personagens, todas a suas histórias e alguns pensamentos mais íntimos. Pelo que eu li, ele foi pegando os acontecimentos de diários dos membros da equipe de remo e até mesmo conversou com o próprio Joe Rantz. É a primeira vez que li um livro assim. Você pode ter certeza que você vai estranhar um pouco no início. Mas, depois vai se entretendo tanto com o livro e ficando cada vez mais curioso sobre como foi a trajetória da equipe de remo que não consegue parar de ler.

     E se tem uma coisa que todos que leram o livro não podem negar é que Daniel sabe como narrar uma corrida de remo. Sério mesmo, eu me sentia como se estivesse sentada em um dos bancos nas margens do lago. E é devido a essa maravilhosa narrativa e a sua descrição de toda a filosofia do remo (que é muito bonita), que eu fiquei encantada por esse esporte!

     “Meninos de Ouro” é um livro para aqueles que gostam daquela pegada histórica, de uma história de superação, de uma rica narrativa e para os amantes do remo. Não posso dizer que ele entrou no meu Top 10 de “Melhores Livros”, mas ele ganhou um espacinho especial no meu coração. Quem se interessar em ler depois me falem se gostaram, ok?


Nota: 7,5 

Nenhum comentário:

Postar um comentário