segunda-feira, 28 de março de 2016

Resenha: Lie to Me - Primeira Temporada


Ano de Exibição: 2009
Número de Episódios: 13
Produção: Brian Grazer, David Nevins e Samuel Baum
Emissora: Fox
Tempo de Duração de Episódios: 45 minutos aproximadamente

            Como saber se determinada pessoa está falando a verdade? Qual a razão por trás de uma mentira? É possível saber quando alguém está mentindo? Se você já se fez algumas dessas perguntas, deixe-me te apresentar a um interessante seriado que tem como protagonistas profissionais que desvendam casos onde o que importa não é apenas as mentiras, mas o que as ocasionou.


          The Lightman Group é a organização do Dr. Cal Lightman (Tim Roth), um famoso especialista em detectar mentiras, que possui o objetivo de desvendar casos e encontrar a verdade para grandes corporações e indivíduos privados, e principalmente para o FBI. Vocês devem estar se perguntando como eles conseguem esse grande feito. Simples, através do estudo das expressões faciais e corporais. Não entendeu ainda? Quando mentimos, falamos a verdade, ficamos com raiva ou medo, fazemos micro expressões que podem ser identificadas por um bom observador. E é isso que eles fazem para encontrar a verdade em cada caso.




            Como o “The Lightman Group” é uma reconhecida organização no seriado, é claro que ela terá também bons profissionais. Então agora vou falar um pouco desses detectores de mentiras ambulantes e sobre as personagens principais que os cercam:


            Cal Lightman é o chefão da organização e o mais reconhecido especialista em mentiras do mundo. Ele pode ser descrito como sendo inteligente, complicado, irritante, persistente, arrogante, sarcástico, resumindo, um Dr. House da psicologia (durante o seriado é impossível não perceber a semelhança entre os dois). Ele tem uma filha, Emily (Hayley McFarland) por quem possui muito (MUITO) ciúme, o que nos tira boas risadas durante o seriado, e uma ex-mulher que insiste em aparecer em vários de seus casos. Sem dúvida nenhuma um excelente personagem e um dos que eu mais gosto na série.




        Gillian Foster (Kelli Williams) é sócia e amiga de Cal e é justamente a responsável por controlar as loucuras do amigo. É formada em psicologia e sempre carrega um semblante calmo nos interrogatórios, tentando criar um elo com o entrevistado. Ela sempre olha para os casos de uma maneira mais sentimental.



            Eli Loker (Brendan Hines) é um funcionário competente que coloca a verdade acima de tudo, por isso é EXTREMAMENTE sincero (o que ele chama de “sinceridade radical”). E devido a esses fatores, ele nunca consegue uma namorada e possui uma personalidade bem difícil.



            Ria Torres (Monica Raymund) era ex-funcionária de aeroporto e foi contratada pelo próprio Lightman para ser sua aprendiz devido a sua capacidade natural de detectar expressões corporais e faciais. Ela é uma mulher muito segura de si (#girlpower), inteligente e muito competente em seu trabalho apesar de não ter nenhuma formação profissional. Junto com Lightman é uma das minhas personagens preferidas na série.


         Ben Reynolds (Mekhi Phifer) é um agente do FBI que presta assistência para o grupo Lightman. Ele aparece nos episódios finais da primeira temporada e o considero um ótimo personagem: inteligente, competente, engraçado e sempre discorda dos métodos de Lightman.



       Além de ótimos personagens, a série conta com uma variedade de impressionantes casos a serem trabalhados. Eles trabalham com casos de homicídios, acusações de estupros de um sargento do exército, decidem se um ex-membro de uma gangue está pronto para voltar a sociedade, se uma ativista é realmente quem diz ser, descobrir a conspiração por trás de um novo remédio que está matando pessoas, descobrir quem é o novo estuprador que está aterrorizando a cidade e investigar o suicídio de mulheres indianas. Os meus episódios preferidos foram os que o grupo Lightman deveriam impedir o assassinato do embaixador da Coreia do Sul e o que eles deveriam descobrir quem são os responsáveis pelos ataques terroristas em Washington. São realmente muito bons! Impossível não se apaixonar pela série!




          Quem gosta da área de psicologia ou se interessa por expressões corporais e faciais, essa série é para você! Durante o seriado você consegue aprender muito sobre esse assunto e depois até mesmo passa a tentar perceber as micro expressões nas pessoas a sua volta (é claro que eu fiz isso, né?). É muito interessante! Vale a pena ver a série só por esse motivo.



        Lie to Me é um ótimo seriado que te surpreende o tempo todo, com ótimos personagens e uma temática bem diferente. Por isso recomendo para todos. Assistam! 


Nota: 9,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário