sábado, 5 de novembro de 2016

Resenha: Veneno


Autora: Sarah Pinborough
Editora: Única
Número de Páginas: 224

     Quem não gosta de conto de fadas, não é mesmo? Com grandes reinos, princesas, príncipes, bruxas más e tudo o mais. Eu sempre gostei de histórias desse tipo quando criança, mas, ao receber a Série Encantadas de presente pensei: “Mais uma história onde as princesas vão ser puras e estão à espera do seu príncipe encantado, que ‘original’”. E como eu me enganei... Preparem-se para uma nova perspectiva dos nossos contos preferidos!

     O livro “Veneno” conta a história da Branca de Neve. Ela é a princesa do reino, gentil e extremamente bonita. Não havia uma pessoa que não amasse a bela princesa. E isso trouxe a inveja da rainha, que apesar de possuir uma deslumbrante beleza, não possuía o amor do seus súditos e era infeliz. Por isso, ela decide tornar a vida de sua enteada tão triste e desesperadora que ela aceitaria imediatamente qualquer casamente e ficaria longe dali.

     O problema é que não importava os obstáculos que colocasse no caminho da amada princesa, ela sempre conseguia se safar ou a situação se transformava de uma maneira que aos olhos da população do reino a rainha estava querendo assassinar Branca de Neve. Já bastante desesperada e querendo se livrar logo da garota, a rainha, por coincidência encontra um caçador, e dá a ele a tarefa de assassinar Branca de Neve. E assim começa nossa história...

     Eu sei o que vocês estão pensando, que a história é muito parecida e onde está toda aquela nova perspectiva de que tanto falei. Mas, calma, só não quero contar a história toda para vocês (porque aí perde a graça, não é?). Só posso dizer para se desapagarem da velha história da Branca de Neve, porque esta será completamente diferente.

     As primeiras partes do livro já dão uma grande impressão no leitor, porque mostra cenas entre o rei (pai de Branca de Neve) e a rainha, Lilith. E aí, você já percebe o desprezo que ela possui pelo gordo, convencido e facilmente manipulável marido; e também o desejo que o rei sente por ela. É isso mesmo que vocês leram. O rei era louco sexualmente por Lilith e ela vazia todos os seus caprichos, esperando o momento certo de atacar.

     E quando você sabe um pouco sobre o passado da rainha (e o traste que ela tem como marido) você passa até a simpatizar um pouco com ela e, principalmente, a entender sua infelicidade. Mas, mesmo assim, não acho certo ela tratar todas as pessoas a sua volta da maneira que deseja e tornar a vida da pessoa um inferno só por inveja. Mas, enfim, por ser uma personagem cheia de atitude e poderosa, me conquistou bastante. E, inclusive, é a minha personagem preferida em “Veneno”.

     Pelo meu relato das primeiras partes do livro já deu para perceber que a realeza não será tão pura assim não é? E isso também se aplica a Branca de Neve. Ela é descrita como uma beleza selvagem, livre e da terra (em contrapartida a beleza fria da rainha) e, assim como vários outros personagens do livro, também é bem taradinha. Ela até mesmo trocou alguns “carinhos” com o caçador por motivos muito bobos. Ela é uma princesa tão diferente do normal, que até mesmo consegue beber mais que seus amigos anões. Mesmo sendo “espertinha” em determinadas situações, ela é muito inocente por outro lado. Isso e o fato de ela não levar nada a sério me irritaram bastante. As únicas características dela que me agradaram foi a sua bondade e a sua personalidade que não ligava para o que os outros pensavam dela. Ela tinha muito aquela mentalidade de “princesas podem fazer o que quiserem”. Gostei disso! :)

    E o prêmio de pegador da vez vai para... Tan tan tan tan!! O caçador. Sério, completamente toda mulher que ele conhecia ele tinha algum caso com ela. Fala sério, ele “ficou” tanto com Lilith como com Branca de Neve em um curto período de tempo. Bem diferente do que lembramos certo? Mas, até que gostei do personagem. Ele possui todo um “código do caçador”, por isso, considera toda vida uma preciosidade (e por isso decidiu poupar Branca de Neve), é justo e destemido. Mas, não conseguiu escapar de um terrível destino...

  Agora vamos falar sobre o amado príncipe de Branca de Neve. Ele é estonteantemente bonito, está à procura de uma pura e linda princesa e parece todo gentil e bonzinho. Mas, depois de um tempo você percebe que ele é bem machista, gosta de comandar e não aceita muito bem o comportamento de sua princesa. É um personagem que não possui nenhuma característica marcante para que você goste dele.

   E é claro que não poderia deixar de falar dos anões de Branca de Neve, principalmente porque quem assistiu ao clássico da Disney não consegue esquecer os bondosos e trapalhões amigos da nossa princesa. Eles não aparecem tanto na história e possuem uma difícil vida de trabalho nas Minas (meio que um trabalho forçado). Mas, eles encontram conforto nas visitas de Branca de Neve que é bem gentil e uma grande amiga. São criaturas bem duras, mas ao mesmo tempo bem gentis quanto se trata da garota.

     E vocês devem estar se perguntando, mas e a rainha? Ela vira mesmo uma velha senhora? Bem, na verdade não é a rainha que se transforma em uma velhinha. “Veneno” possui várias modificações da história original que são ótimas. E essa é uma delas, principalmente porque abre espaço para outros contos aparecerem em Branca de Neve. Todos os contos estão conectados nos livros de Sarah Pinborough e isso é fantástico e fez com que ficasse encantada pelo livro. Haha

     A capa de “Veneno” é realmente muito bonita. Adorei a composição das cores, dos elementos, do cenário e de tudo. E o melhor é que ele te passa uma mensagem errônea sobre como será a narrativa. Por isso, o leitor leva um baita susto quando começa a ler e tem agradáveis surpresas sobre a ótima trama criada por Sarah Pinborough.

     Na capa também há um pequeno “aviso”: Repense seus Vilões. E é exatamente essa a lição que o livro nos quer passar. Qualquer um pode ser o vilão e ninguém é o que parece. O leitor terá grandes surpresas com os diferentes personagens e com o desenrolar da história. A Série Encantadas não são uma daquelas inocentes histórias de crianças, ela possui uma trama bem complexa e diferente. Deu um arzinho a mais para o livro.

     E para aqueles que esperam uma romântica história de amor verdadeiro, pode parar por aqui. Apesar da temática de princesas, magia e contos de fadas, você não encontrará nem um pouquinho em “Veneno”.

     Recomendo esse livro para todos aqueles que gostam de uma história diferente onde é impossível não se surpreender com os acontecimentos. Vocês descobrirão que nem todos os finais são felizes e nem todas as princesas vivem felizes para sempre...

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário