sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Resenha: Orange


Ano de exibição: 2016
Número de episódios: 13
Emissora: Tokyo MX, AT-X, BS11, TVA, ABC e TSB
Tempo médio de duração dos episódios: 25min

     Quando li a sinopse de Orange, eu achei a temática bem interessante. Amei a perspectiva de assistir um anime que além de ser colegial, abordava sutilmente uma “viagem no tempo”. Porém, fiquei com muito medo que tivesse um final triste (geralmente eu odeio). E o pior é que no primeiro episódio você já descobre que algo ruim vai acontecer no futuro. Será que mudanças de atitudes no presente podem alterar o que está para acontecer?


     Naho Takamiya é uma garota de 16 anos que repentinamente recebe uma carta dela mesma do futuro. Na carta há, além de narrações de partes do seu dia a dia, pequenas instruções que deviam ser seguidas pela protagonista para que não tivesse arrependimentos posteriores. Além disso, estava escrito que o menino por quem ela se apaixonaria, Kakeru Naruse, não estaria mais vivo daqui a 10 anos. Será que a Naho do presente conseguiria mudar isso?


     No primeiro dia de aula de Kakeru na turma de Naho, os amigos dela o chamam para sair com eles depois da aula. Porém, isso acaba por ser o oposto da primeira instrução contida na carta que ela recebeu: “Esta é a única vez que eu não quero que você convide o Kakeru. Sério.”. Isso acabou por desencadear todos os acontecimentos que veremos no anime. Fala sério! Por que ela não tentou evitar isso ao máximo? Depois que a carta pareceu descrever exatamente como foi o dia dela, eu ia totalmente acreditar que era verídica.


     Orange realmente possui uma história muito bonita. Ela aborda os temas suicídio e depressão de uma forma muito emocionante, te tirando muitas lágrimas. A corrida contra o tempo de cinco amigos que se juntam para tentar salvar a vida de um outro que está passando por um momento de muitas dificuldades é impressionante. Como não amar personagens que pensam mais nos outros do que em si mesmos e que pagariam qualquer preço para que o outro alcance a felicidade?


     Sim! A amizade, o amor e o companheirismo tiveram um grande destaque nesse anime. Devido a uma promessa, os personagens no futuro foram desenterrar uma cápsula do tempo e “visitar” o Kakeru. Através da mensagem deixada por ele, seus amigos descobriam algo chocante: a morte dele não foi um acidente. Assim, tendo vários arrependimentos por não terem conseguido salvar Kakeru, mandaram cartas para que seus “eus” do passado corrigissem seus erros.



     Esse anime conseguiu fazer com que eu refletisse sobre muitos assuntos. Dentre eles o de viver sem arrependimentos. Você não pode ter medo de tentar coisas novas ou de demonstrar seus sentimentos, pois isso pode ser o diferencial para que você (e outras pessoas) tenham um futuro diferente (e até melhor). As várias instruções deixadas para Naho eram coisas que ela não tinha tido coragem de fazer, mas que se tivessem acontecido poderiam ter salvo Kakeru. Podemos ver claramente que pequenas ações como dizer um bom dia podem fazer o dia de alguém feliz.




     O romance desse anime fica a encargo de Naho e Kakeru, embora eu realmente estivesse torcendo para que Azusa e Hagita se tornassem um casal secundário. E que cenas mais fofurinhas esses dois tinham. Ambos se apoiavam muito e tomavam todo o cuidado para que não magoassem a pessoa que gostavam. Desde o início um se interessou pelo outro, só que não conseguiam expressar ou perceber os sentimentos de ambos. Tinha hora que a Naho me dava nos nervos quando demorava para seguir as instruções. Querida!! A vida dele depende disso!!


     Outro fator que me incomodou foi a Naho não compartilhar o conteúdo da carta com seus amigos. A união faz a força, não é? Ela deveria ter confiado mais neles para ajudá-la. Temos uma bela surpresa a respeito disso, mas você vai ter que assistir para descobrir. O bom é que tudo vai naturalmente (ou não) se encaminhando. Eu amei esse grupo de amigos! É quase como se eles soubessem exatamente o que tinham que fazer para que tudo desse certo no final. Vou falar rapidamente sobre os quatro que eu ainda não citei:


     Hiroto Suwa: joga futebol muito bem e é apaixonado pela Naho. Porém, como percebe que ela e Kakeru se gostam, nem se atreve a intervir de alguma forma em seus relacionamentos. Ele com toda a certeza é uma pessoa muito boa (MUITO MESMO) e sempre tenta fazer os outros felizes. Você vai entender quando assistir porque ele é um dos melhores personagens que já fizeram em um anime.


     Takako Chino: a mais sincera e superprotetora dos amigos. Sempre está pronta para ajudar a quem precisar e fica realmente assustadora quando está brava. É melhor não tentar prejudicar ninguém que ela ama, ou pode não acabar muito bem para você.


     Saku Hagita: o mais inteligente da turma. Muitas vezes tenta demonstrar que não se importa muito com o que está acontecendo, embora aja secretamente para que tudo dê certo. Com o desenrolar da trama, passa a se tornar mais “emotivo” (ri muito).


     Azusa Murasaka: muito sorridente e animada, sempre consegue contagiar todos que estão a sua volta. Foi determinante para aproximar Naho de Kakeru, dando um empurrãozinho neles quando necessário. Com certeza é a mais engraçada!

Paisagem bonita e rosto desfigurado

     Eu nem preciso dizer que achei os traços do anime muito bonitos. Porém, tinha um defeito... Eles eram assim só quando os personagens estavam perto. Quando eles estavam longe pode apostar que os rostos deles apareciam todo desfigurados. Algumas paisagens também eram belíssimas, principalmente quando os seis amigos estavam juntos. Parecia até que a alegria deles influenciava tudo que estava em volta.


     Enfim, eu gostei muito do final. Há elementos felizes e elementos tristes, mas mostra a importância de tentarmos reescrever nosso próprio futuro (mesmo que tudo não dê certo). Fiquei sabendo que esse anime foi baseado em um mangá, então acho que vou conferi-lo futuramente também. Só quero deixar passar um pouquinho a onda de emoção e choro que se apoderou de mim. Espero que assistam e se sintam tocados da mesma forma que aconteceu comigo.

Nota: 9


Spoiler sobre o final: 

Fico feliz em dizer que o Kakeru não morre. Eu ficaria realmente triste se descobrisse que os esforços de todos não resultariam em nada. Vocês descobrem no meio do anime que todos os cinco amigos receberam cartas de seus “eus” do futuro, mas nem todos deram a devida atenção a ela de início (o que desencadeou no não cumprimento de algumas instruções). Mas o mais triste, é pensar que outra dimensão é criada quando o futuro é alterado. Então, aqueles que enviaram as cartas jamais terão o Kakeru de volta, se contentando em somente criar uma outra dimensão em que o Kakeru poderia estar vivo e feliz. Pelo menos eu fiquei feliz com a Naho ficar tanto com o Kakeru quanto com o Suwa (em dimensões diferentes). Imagina só o tanto que o Suwa deve amar a Naho para desistir dela sabendo que o futuro os juntaria. Não é a toa que todos amam esse personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário