sábado, 28 de julho de 2018

The Titan


Direção: Lennart Ruff
Produção: Arash Amel, Fred Berger, Leon Clarance,
Brian Kavanaugh-Jones e Ben Pugh
Roteiro: Max Hurwitz
Distribuição: Netflix
Ano: 2018
Duração: 97min
Gênero: Ficção Científica

     Em 2048, a vida na Terra está se tornando insustentável, com superpopulações, guerras e escassez de comida. De forma que a humanidade sobreviva, engenharia genética será utilizada em seres humanos para que eles consigam sobreviver em um planeta chamado Titã. Então, testes começam a ser feitos em pessoas que sobreviveram a situações extremas, estando entre elas Rick Janssen (Sam Worthington), um pai e marido devotado. Para isso, sua esposa, Dra. Abigail Janssen (Taylor Schiling) e seu filho Lucas (Noah Jupe), se mudam para um complexo militar e acompanham Rick passando por grandes mudanças.


     Já vou começar essa resenha falando que eu fiquei impressionada em como a maioria das pessoas criticaram e não gostaram desse filme. Não me entendam mal, pois eu sei que “The Titan” tem seus defeitos, mas não achei ele uma perda de tempo. Meu pai, meu namorado e minha prima também assistiram e gostaram muito do resultado. E acreditem em mim, meu namorado é muito fresco para filmes, principalmente de ficção científica, então se ele gostou com certeza é bom dar uma conferida.


     O primeiro fator que me chamou a atenção na história, foi o fato do roteiro não buscar uma solução óbvia para o problema da destruição do planeta. Quase todos os filmes nos mostram o ser humano tentando buscar outro planeta igual a Terra, mas “The Titan” tentou ir por um caminho diferente. A ideia dos pesquisadores era o ser humano se adaptar ao planeta Titã. É óbvio que há mutações genéticas bem forçadas e progressos em pesquisas que provavelmente não teremos alcançado em 2048. Mas gente!!! O gênero é ficção científica, então sempre há coisas que consideramos impossíveis de acontecer.


     Porém, o que eu achei o diferencial nessa trama foi o fato de nos mostrar como a família de Rick reagia às transformações pelas quais ele estava passando. Eu fiquei tocada em como Abigail se preocupava com ele e o amava independente de tudo. Isso acaba impressionando tanto o telespectador, que a atriz Taylor Schiling acaba roubando a cena. A atuação dele estava muito boa e sua personagem tinha uma personalidade muito forte e decidida, então é impossível você não gostar dela. Acho que como eu sou muito emotiva, eu acabei me conectando muito a história e gostando mais dela.


     E como é uma história de ficção científica, todos esperam que os efeitos especiais sejam bons, não é? Não vou falar que foi o melhor e que nunca vi nada tão real, mas conseguiu cumprir seu papel. Eles pegaram alguns elementos simples e conseguiram fazê-los de forma satisfatória. Eu sou daquelas que pensa assim: antes não tentar impressionar e inovar muito nos efeitos especiais, do que fazer algo que não está ao alcance de sua capacidade técnica e acabar ficando ruim.


     E a única coisa que eu realmente achei que o filme deixou muito a desejar foi em certos momentos da história, que tinham alguns furos e não nos explicavam o que tinha acontecido direito. Algumas vezes parecia que eu, meu namorado e meu pai conseguíamos elaborar teorias condizentes com o que estava acontecendo para um mesmo fato, mas nunca conseguíamos perceber qual era o verdadeiro.


     Assim, termino essa resenha indicando o filme para todos aqueles que não são muito fãs de ficção científica e não entendem muito sobre o gênero. Quem entende muito deste último e for muito exigente provavelmente vai conseguir achar erros imperdoáveis que o farão dizer que “The Titan” não vale a pena. Mas quem não se importa muito com alguns furos na história e gosta de tramas diferentes provavelmente vai gostar. Só tenho uma certeza: é impossível não ficar curioso em qual será o desfecho de tudo.

Nota: 8.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário