segunda-feira, 25 de maio de 2020

BOFURI: Itai no Wa Iya Nano de Bougyoryoku ni Kyokufuri Shitai To Omoimasu


Direção: Shin Onuma e Mirai Minato
Roteiro: Fumihiko Shimo
Música: Taro Masuda
Estúdio: Silver Link
Licenciado por: Funimation
Distribuição: AT-X, ABC, Tokyo MX, TVA, BS11
Número de Episódios: 12
Tempo Médio de Duração dos Episódios: 24min
Ano: 2020
Gênero: Ação, Aventura, Comédia,
Fantasia e Slice of Life

      Kaede Honjo é uma colegial que foi convidada para jogar um jogo de realidade virtual. Não querendo se machucar no jogo, ela decide colocar todos os seus pontos de atributo em vitalidade, aumentando muito sua defesa. Assim, com ela não podendo sentir dor e tomando pouco (ou nenhum) dano de seus adversários, Maple (o nome dela no jogo) passa a explorar o novo mundo virtual com seus amigos. 



     Diferentemente de Darwins Game, o último anime que eu assisti, BOFURI apresenta uma trama bem leve e cômica. Nessa história não há ninguém lutando pela própria vida ou correndo o risco de ficar preso dentro de um jogo. Aqui, todos se preocupam em melhorar suas habilidades e em se divertir, cada um com seu próprio estilo e interesses.


     De cara já percebemos que um dos fatores mais engraçados do anime é a própria protagonista. Maple é meio lerdinha e doidinha, não tendo habilidade ou conhecimento suficiente de jogos para se tornar assim tão boa. Mas isso não impede ela de ficar forte, contrariando todas as expectativas dos outros jogadores e dos próprios telespectadores.


     Ela se utiliza das estratégias mais doidas para ficar forte, sendo mais engraçado ainda o fato dela adquirir habilidades sem querer. Sim, isso mesmo! A sorte é uma grande amiga de Maple, que consegue ficar mais forte das formas mais doidas. Quando vocês assistirem, vocês vão entender o que eu estou falando. Ela tem uns raciocínios muito loucos, do tipo: “o que acontece se eu comer esse bicho venenoso aqui?”. Sério, eu ri muito.


      No decorrer dos episódios vamos conhecendo outros personagens que são ou se tornarão amigos da Maple. Um deles é sua amiga Sally, que foi a pessoa que indicou o jogo para ela. Ao contrário de Maple, Sally não fica forte somente contando com a sorte, mas sim sendo extremamente habilidosa e estrategista. Ela apresenta conhecimentos bem aprofundados sobre jogos e os usa de forma bem inteligente.


     A primeira metade do anime se concentra em mostrar o fortalecimento dessas duas, sobretudo de Maple. Depois, com o passar do tempo, outros personagens vão se inserindo na história e compondo a guilda dela. É legal ver como cada um é forte a sua maneira, bem como apresentam habilidades e estilos de lutas diferentes. Os nomes dos companheiros dela são: Kasumi, Kanade, Kuromu, Iz, May e Yui. Só digo uma coisa: o protagonismo feminino vem forte.


      Além dos personagens engraçados e cativantes, BOFURI apresenta um jogo com traços bem legais e com seres bem interessantes (e fofos em algumas ocasiões). O New World Online possuí vários níveis, que vão sendo revelados conforme os jogadores se tornam mais fortes, apresentando cenários bem legais e típicos de histórias medievais. Os seres fantásticos presentes no jogo também são maravilhosos, sendo que várias vezes eu me peguei desejando que seres assim existissem de verdade.


     E embora a história tenha sido criada para ser mais puxada para o lado engraçado e para o slice of life, nos deparamos com cenas de ação muito além das minhas expectativas. Os embates eram empolgantes e muitas vezes nos perguntávamos como Maple conseguiria vencê-los. Também ficava ansiosa para ver quais habilidades seriam adquiridas ao se derrotar cada um dos chefões do jogo.


     Como a maioria de vocês já percebeu, o gênero slice of life implica em mostrar o dia a dia de um ou mais personagens. Aqui não foi diferente, mostrando o dia a dia de Maple dentro do jogo. Devido a isso, a trama não apresenta muitos mistérios ou um objetivo muito bem definido, como geralmente vemos em outros gêneros. Assim, a temporada termina com o encerramento de um evento do jogo e abre espaço para outras temporadas que continuem mostrando o desenvolvimento de Maple e seus amigos no jogo. Para nossa sorte, a segunda temporada está confirmadíssima.

Já assistiu esse anime? Pretende Assistir? O que acha de animes com temáticas voltadas para jogos? Deixem suas opiniões nos comentários.

Nota: 8.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário